Visitar Viseu com crianças

Visitar Viseu com crianças

Junte a família e parta à descoberta da Cidade-Jardim! Viseu tem variadas atividades para os mais novos, que os vão fazer querer voltar. Descubra algumas das coisas que as crianças podem fazer na Cidade de Viriato, todas elas também bem divertidas para os adultos que as acompanham.

 

1. Conhecer a história de Viseu através da voz das suas personagens principais, com a APP Viseu 5.0

A APP Viseu 5.0 - Estórias em Realidade Aumentada é um verdadeiro roteiro que convida a descobrir a cidade, conduzido por guias extraordinários: personagens históricas e míticas que fazem de Viseu uma estória singular. A APP Viseu 5.0 é totalmente gratuita e está disponível para Android e iOS.

 

2. Brincar num parque infantil, enquanto os pais relaxam

No Parque Aquilino Ribeiro e no Parque Urbano de Santiago, há parques infantis para os mais novos, mas desconfiamos que os pais também não se importam de ir. A culpa pode ser das esplanadas atrativas onde podem tomar uma bebida ou petiscar algo, enquanto as crianças se divertem. Estes são apenas alguns exemplos, no coração da cidade, onde crianças e adultos se podem divertir, cada um à sua maneira.

 

3. Admirar pedras preciosas no Museu do Quartzo

Único no mundo, é um centro interativo de exploração do património geológico e natural da região. Com uma forte vertente pedagógica e visitas adaptadas a várias faixas etárias, este é um espaço privilegiado para visitas no âmbito da aprendizagem da geologia, do património natural e da sua proteção e preservação. Paralelamente à exposição permanente, o Museu do Quartzo apresenta exposições temporárias dedicadas às temáticas da mineralogia.

 

4. Aprender a arte ancestral do linho, em Várzea de Calde

Na aldeia de Várzea de Calde, a cerca de 12 quilómetros de Viseu, a arquitetura popular da Beira Alta serve de cenário para o Museu do Linho. Aqui é recriado o quotidiano agrícola da região, em áreas como o pátio de serventia, os currais, o lagar, a adega, a cozinha tradicional, o forno caseiro e até o lugar reinventado do tear.

É um espaço lúdico e pedagógico onde, a salvaguarda e preservação da tradição do linho e da lavoura tradicional estão presentes enquanto cultura identitária da região.

 

5. Ler um livro na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva

Inaugurada a 31 de Maio de 2002, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva fica situada na Rua Aquilino Ribeiro (junto à Loja do Cidadão). Resultou de um projeto idealizado pela autarquia viseense, apoiado pelo IPLB (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas), tendo sido concebido por uma equipa coordenada pelo Arquiteto Manuel Tainha. Especialmente destinada a prestar serviços à comunidade, a Biblioteca Municipal é um serviço público que procura responder às novas exigências de natureza cultural, de informação e de aprendizagem, acompanhando a evolução do Município nas mais diversas áreas, investindo no incentivo à leitura, esforçando-se para criar o gosto pelo livro e hábitos de leitura.

 

6. Usufruir da natureza e conhecer pavões na Mata do Fontelo

Ao entrar no Jardim Renascentista do Antigo Paço Episcopal (Fontelo) regressamos ao século XVI, quando muitos jardins eram projetados para celebrar o domínio do Homem sobre a Natureza. Criação paisagística com influência italiana, terá tido como impulsionador D. Miguel da Silva, Bispo de Viseu de 1526 a 1547. Ao longo de séculos foi construído o mais exótico e exuberante jardim de Viseu. As camélias, a falsa-tuia, a azaléia e a oliveira-do-paraíso são plantas originárias da Ásia, a magnólia e a pseudotsuga da América do Norte, a aruacária da América do Sul, o feto arbóreo, o escovilhão e a fiteira da Oceânia.


Sugestões


3 lugares perfeitos para fazer um piquenique em Viseu

3 lugares perfeitos para fazer um piquenique em Viseu

No mês em que começa o Verão, nada melhor que sair de casa e aproveitar o sol e o bom tempo. E porque não fazê-lo com um piquenique em família ou entre amigos? Venha até Viseu, conheça o nosso património histórico, passeie pelas nossas ruas e faça uma pausa. Para descansar ou petiscar, estenda uma toalha no relvado de um dos três locais que lhe sugerimos. Fique pela sombra ou apanhe banhos de sol. A escolha é sua!   Parque Natural do Fontelo O Parque Natural do Fontelo é rico em natureza. O barulho e confusão da cidade desaparecem neste ambiente relaxante e de harmonia. No final, aproveite ainda para conhecer os guardiões deste habitat natural: os pavões! Neste que é o pulmão da cidade, terá à sua disposição mesas e bancos para um fantástico piquenique. Parque Aquilino Ribeiro Bem no centro da cidade, o Parque Aquilino Ribeiro oferece a frescura da sombra das várias espécies de árvores existentes. O extenso relvado convida ao estender de uma toalha para descansar. Em família, aproveite para trazer os mais pequenos e deixe-os brincar no parque infantil. Traga também o seu animal de estimação e deixe-o descobrir os recantos do Parque. Parque Linear do Rio Pavia O Parque Linear do Rio Pavia, junto ao Fórum Viseu, é outro dos locais ideais para fazer um piquenique na cidade-jardim. A agradável mancha verde assim como os bancos situados ao redor do caminho que o atravessa convidam quem passa a ficar. É outro dos locais perfeitos em Viseu para fazer um piquenique, acompanhado da família ou amigos.

12 sabores de Viseu que vai querer provar

12 sabores de Viseu que vai querer provar

Em 2019, o Município de Viseu assumiu-se como “Destino Nacional de Gastronomia” e lançou um plano inédito de iniciativas para a investigação, valorização e promoção do património gastronómico tão distintivo como rico da Cidade de Viriato. É nesse contexto que surge esta coleção editorial.  Estes 12 fascículos propõem uma viagem pelos sabores e saberes tradicionais de Viseu, desde a Broa de Vildemoinhos ao Rancho à Moda de Viseu, passando pela doçaria e por figuras emblemáticas como D. Zeferino. Cada volume introduz o leitor na história de uma iguaria viseense, levando-o a descobrir os ingredientes, a tradição da sua produção e a sociabilidade cultural envolvida na sua degustação, através de textos pensados para o público em geral e acompanhados de fotos originais. Consulte abaixo os livros que integram esta coleção:   As Farturas da Feira de São Mateus Broa de Vildemoinhos Castanhas de Ovos D. Zeferino Enguias da Murtosa na Feira de São Mateus  Filhós de Mel Pão de São Bento Pão de Santos-Êvos Pastéis de Feijão Rancho à Moda de Viseu Tabernas de Viseu Viriatos    

Conheça a localização da sinalética turística da Cidade-Jardim

Conheça a localização da sinalética turística da Cidade-Jardim

A Cidade-Jardim tem uma nova sinalética que identifica monumentos, edifícios e outros pontos de interesse turístico em Viseu!   Atualmente, são 61 os marcos distribuídos pela cidade, que fornecem informações em português, inglês, francês e espanhol, para além de disporem ainda do nome dos locais em braille (em português).   A nova sinalética, acessível e inclusiva, permitirá contribuir para uma melhor informação turística aos nossos visitantes, que dela poderão usufruir num futuro breve - assim o esperamos -, quando pudermos circular em segurança.   Vamos ficar à sua espera!     Conheça aqui a localização de todos os marcos:   - Porta do Soar - Largo Pintor Gata - Fonte das 3 Bicas - Igreja da Misericórdia - Sé de Viseu - Museu Nacional Grão Vasco - Porta da Senhora do Postigo - Casa do Miradouro - Casa do Arco e Janelas Manuelinas - Janela Manuelina - Largo de S. Teotónio - Vestígios Arqueológicos da Praça D. Duarte - Casa do Pintor Almeida e Silva - Praça D. Duarte - Solar dos Viscondes de Treixedo - Museu de História da Cidade - Muralha Romana - Viriato Teatro Municipal - Casa de Augusto Hilário - Capela de S. Sebastião - Museu Almeida Moreira - Palacete dos Silva Mendes (Santa Casa da Misericórdia) - Casa do Conselheiro Afonso de Melo - Câmara Municipal de Viseu - Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco - Associação Comercial do Distrito de Viseu - Edifício dos Correios - Solar e Capela dos Condes de Prime - Agência do Banco de Portugal - Clube de Viseu - Capela de N. Senhora da Vitória - Edifício do Antigo Governo Civil do Distrito de Viseu - Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu - Painel de Azulejos do Rossio - Glorieta a Tomás Ribeiro - Igreja da Ordem Terceira de N. Senhora do Carmo - Seminário Maior de Viseu - Palacete do Morgado de Sta. Cristina (Casa Amarela) - Fonte de Santa Cristina - Pousada de Viseu - Solar dos Peixotos - Igreja de S. Miguel de Fetal - Solar do Vinho do Dão - Pórtico do Fontelo - Igreja de Santo António - Chafariz de S. Francisco - Porta dos Cavaleiros - Solar dos Albuquerques - Cava de Viriato (junto ao Viriato, perto do Café Parreira e perto da sede dos Ribeirinhos) - Igreja de N. Senhora da Conceição - Casa da Ribeira - Campo de Viriato - Parque do Fontelo - Rua Direita e Janelas Manuelinas (início, fim e cruzamento com a Rua do Gonçalinho) - Jardim de Santo António - Jardim das Mães - Jardim de Santa Cristina

Conheça os 9 Alojamentos Locais de Viseu com Selo Clean & Safe

Conheça os 9 Alojamentos Locais de Viseu com Selo Clean & Safe

O Selo Clean & Safe foi criado pelo Turismo de Portugal com o objetivo de apoiar as empresas na identificação das medidas a adotar na contenção da pandemia de COVID-19 e, também, reforçar a confiança em Portugal enquanto destino turístico, seja por parte dos turistas, nacionais e estrangeiros, como dos colaboradores das empresas e da população em geral. Em Viseu são várias as entidades com esta distinção de segurança. Conheça aqui os Alojamentos Locais do concelho que possuem o Selo Clean & Safe: Quinta Nova das Moitas Cynda’s Home Casa da Bica (3 habitações) Viseu Guest Inn (2 habitações) Casa da Torre Be My Guest (16 habitações) House Near Fontelo Pavão Real (2 habitações) Viela Central